domingo, 21 de novembro de 2010

Vamos falar de equilíbrio...

Entenda como esta técnica pode gerar maior estabilidade, controle, força e flexibilidade para o corpo do atleta durante a atividade física.

     Quando falamos em equilíbrio estamos nos referindo aqui à capacidade física que nos permite sustentar o corpo em diferentes posições estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade.
     É um sistema complexo, que envolve a captação de informações externas e feedbacks internos do sistema nervoso e do sistema osteomuscular em constante adaptação para manter os movimentos coordenados e sincronizados.
    Equilíbrio é uma capacidade física que, como qualquer outra, precisa ser treinada e, quase sempre, é negligenciada pelos atletas, que acreditam que ela estará naturalmente presente.
     À medida que envelhecemos, todas as capacidades físicas sofrem um declínio, e aliada à diminuição da acuidade visual, força e audição, estabelece-se um quadro perfeito para diminuir o rendimento e principalmente provocar quedas e lesões.
     É necessário incluir nos treinos, desde a juventude, exercícios específicos de equilíbrio que vão melhorar não só a propriocepção do atleta como irão fortalecer os pequenos músculos que estabilizam as articulações, garantindo assim maior controle e precisão nos movimentos.
    O método Pilates tem como característica promover um equilíbrio físico e mental indispensável para mantermos a consciência de como nos movemos, buscando sempre a integração de todo o corpo na realização de qualquer movimento.
     Esta busca do equilíbrio se mostra presente durante toda a prática, sempre respeitando as necessidades e possibilidades de cada pessoa. No método Pilates os exercícios são dinâmicos e reproduzem nossa movimentação cotidiana.
     A evolução do método se dá com a diminuição progressiva das bases de apoio do corpo até a realização dos exercícios, em bases instáveis e móveis que desafiam não só o equilíbrio, mas o controle, a força, a flexibilidade e a precisão dos movimentos, buscando, ao mesmo tempo, fluência e naturalidade.
     A respiração, aliada ao controle abdominal, não só facilita a execução dos movimentos como promove um senso de centramento tanto da mente como do corpo.
    Cada vez fica mais claro para os atletas o quão importante é ir além do treinamento específico para se atingir um bom desempenho. Mais ainda, a atividade física tem como fator de maior importância a manutenção da saúde em qualquer fase da vida.
     Incluir uma rotina de exercícios de equilíbrio em seus treinos trará não só benefícios físicos, tornará sua vida mais segura e fará de você uma pessoa muito mais confiante e preparada para agir de forma mais consciente e assertiva.



Experimente!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mais alguns benefícios que o Pilates pode trazer

     O método Pilates de ginástica postural é uma das modalidades que melhor trabalha força, flexibilidade, permite integração corpo e mente e deixa a barriga lisinha. Esse é uma das motivações para que a mulher seja o principal público dos estúdios e academias de Pilates. Para os homens, a motivação é fortalecer os músculos e manter a virilidade.
     Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas se preocupam mais ainda com a saúde: dieta balanceada, controle do colesterol e a prática de exercícios físicos.
     A prática dos exercícios de Pilates contribui muito com a qualidade de vida da mulher, como explica a diretora técnica do CGPA Pilates, Cristina Abrami: “o Pilates promove a elegância de movimento, o controle respiratório, aumento da auto-estima, além de proteger as articulações, a prevenção de contusões, alinha a coluna e o fortalecimento abdominal. Para a mulher, que incha na TPM e engorda na menopausa, entre outras oscilações hormonais e de humor, o pilates é um aliado incondicional”.
     Para o homem, foi discutido no Congresso Mundial de Pilates, na primeira semana de novembro de 2008, em Phoenix-USA, a tendência é usar o Pilates para complementar os esportes que costumam se exercitar de maneira muito especifica, trabalhando sempre os mesmos grupos musculares deixando outros de lado, como: futebol, voleibol, golfe, basquete, remo, esqui, corrida bicicleta e outros.
     Para Cristina Abrami, que fez curso com o especialista Rael Isacowich, “As mulheres ainda são maioria nos estúdios de Pilates, porque tem maior consciência da necessidade de preservar os seus corpos com saúde. Homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris. Eles podem conseguir esses dois objetivos praticando o Método Pilates com uma grande diferença, preservar as suas articulações e saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio. Durante o Congresso falou-se muito sobre controle do assoalho pélvico x prazer sexual. Estima-se que tendo conhecimento e controle sobre essa região vai ajudar o homem a controlar melhor a ejaculação”.