quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cifose e Hipercifose

No dia 11 de julho postamos um texto sobre lordose e hiperlordose e desde então tivemos alguns pedidos para falarmos sobre cifose e hipercifose.

Quando observamos uma pessoa de perfil, facilmente visualizamos 3 (três) curvaturas fisiológicas na coluna vertebral.

A Cifose é uma dessas curvaturas normais localizada na região torácica. É considerada normal uma cifose entre 20º a 45º graus.

Uma alteração freqüente nesta parte da coluna é a hipercifose, que é um aumento no grau da cifose torácica (acima de 45°).






Há diversas causas da hipercifose, mas as mais comuns são a má postura provocada por desequilíbrio muscular e a osteoporose. Independente da causa, a hipercifose normalmente acompanha algumas alterações posturais, como:

- Cabeça anteriorizada;

- Enrolamento dos ombros;

- Encurtamento músculo peitoral maior;

- Hipo ou hiperlordose lombar;

- Abdômen protruso.


No método Pilates, através de exercícios específicos, cuidadosamente selecionados pelo instrutor, conseguimos trabalhar todos os desvios relacionados à hipercifose.

Tanto no trabalho de solo como nos aparelhos é possível não só despertar a consciência corporal do praticante de maneira efetiva, como também trabalhar os diferentes grupos musculares de forma equilibrada.

Desta forma, o praticante é levado a reconhecer seus padrões posturais indesejáveis e reeducar sua postura no dia a dia, além de fortalecer e alongar a musculatura de todo o corpo. Um corpo equilibrado realiza movimentos de forma mais econômica, além de prevenir desgastes indesejáveis nas articulações e futuras dores.

É importante sempre que tivermos algum desvio em nossa postura, trabalhar os problemas para não deixar que eles evoluam, e contar sempre com a ajuda de um profissional competente para a realização de uma avaliação postural detalhada.

Dependendo da idade, histórico da pessoa ou doença pré-existente – como no caso da osteoporose – a conduta em relação aos exercícios deve ser muito cuidadosa.

Os exercícios no caso de cifose gerada pela osteoporose devem ser modificados e dosados especialmente para cada caso, devendo sempre atender as características e limitações que a doença exige.

Neste caso, o instrutor de Pilates deve ter conhecimento da patologia e, principalmente, conhecer as modificações necessárias e os exercícios indicados para cada caso, pois corre o risco de provocar danos nas vértebras já debilitadas, caso a amplitude do movimento e a carga empregada esteja além da capacidade do praticante.

Mais do que um desequilíbrio postural a hipercifose causada pela osteoporose se deve a microfraturas nas vértebras em forma de cunha, devido a sua desmineralização e esse grau de curvatura exacerbado em alguns casos avançados são irreversíveis, podendo o profissional apenas interferir na velocidade do processo, aplicando exercícios adequados para estabilizar a curvatura já existente e contribuir para aumentar a massa óssea através de exercícios adequados.

Os exercícios indicados para pessoas com uma hipercifose têm por objetivo o fortalecimento da musculatura paravertebral e abdominal, trabalhar a propriocepção do corpo para a reeducação da coluna vertebral no seu eixo correto (permitindo as 3 curvaturas normais) e o alongamento dos músculos peitorais.

Esse reequilibrio muscular/postural dará o suporte necessário para manter a coluna ereta e sem sobrecargas atingindo a tão desejada boa postura.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso de Certificação de Instrutores




 




Turma B 2011 – Início 10 e 11 de Setembro de 2011




DIFERENCIAIS DO CURSO


 
- 439 horas abrangendo todo o conteúdo do método, aulas individuais, estágio de observação de aulas, treinamento supervisionado e individual nos equipamentos;



- Turmas limitadas em 20 alunos para maior assimilação do conteúdo e melhor assistência individual;

- Equipamentos modernos e em grande número, disponibilizando o aprendizado de dois alunos por equipamento por módulo;

- Curso ministrado por Instrutores de Pilates com garantia de experiência e qualificação, além de doutores e Mestres da Universidade de São Paulo;

- Curso dirigido por Cristina Abrami, certificada "teacher of teachers" pela Physicalmind Institute;

- Além dos professores ministrantes, o curso conta com assistentes certificados e com grande experiência no método, que acompanham todo o processo de formação, auxiliando durante os módulos, no decorrer do estudo e no treinamento individual.

- Material didático de alta qualidade com o conteúdo completo do método ilustrado, além de DVDs e apostilas;



- Instrutores certificados pelo CGPA Pilates® apresentam alto grau de empregabilidade no mercado de trabalho, inclusive na própria escola;

- Avaliações constantes em todos os módulos para sanar dúvidas e identificar falhas no processo de aprendizagem;

- Avaliação final teórica e prática rigorosa, que garante a respeitabilidade da Certificação de Instrutores CGPA Pilates® no mercado;

- Oportunidade de convívio no ambiente do CGPA Pilates® onde os futuros profissionais assistem as aulas e observam as diversas formas de aplicação do trabalho em diferentes idades, identificando as demandas na prática do dia a dia de um estúdio;




CURSO DE CERTIFICAÇÃO CGPA PILATES®




Especializado no ensino do método Pilates desde 2000, o Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® conquistou posição de destaque entre os centros de formação em Pilates no Brasil, seguindo as diretrizes da PMA - Pilates Method Alliance, que preza pelo controle de qualidade de ensino e aplicação do método Pilates em todo o mundo.

Na Certificação de Instrutores CGPA Pilates® os conceitos e princípios originais, criados por Joseph Pilates, são desenvolvidos através de uma abordagem contemporânea e em constante evolução.

O Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® vem sendo ampliado, agregando conhecimentos recentes, fruto de estudos e pesquisas realizadas em parceria com a Universidade de São Paulo, que tem o objetivo de validar cientificamente os resultados e benefícios que o método Pilates apresenta na prática.

O Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® é destinado aos profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia a Dança.




O processo de certificação CGPA Pilates® compreende uma formação completa e extensiva com duração de um ano que inclui:



I – Conteúdo



Aprendizado teórico e prático dos fundamentos, princípios e filosofia do método Pilates;

Conhecimento do histórico do método e de seu criador Joseph Pilates;

Revisão anatômica direcionada à aplicação do método Pilates;

Aprendizado teórico e prático dos exercícios originais do método em todos os equipamentos: Mat, Cadillac (Trapézio),Reformer, Chair, High Barrel, nos níveis básico, intermediário e avançado, além dos seguintes equipamentos auxiliares: Half barrel, Magic circle ®, Spine corrector, halteres, discos de rotação, cilindro de espuma, prancha de Jumps da Reformer; totalizando aproximadamente 350 exercícios

Modificações e variações dos exercícios para os diferentes tipos de necessidades individuais;

Biomecânica aplicada ao método Pilates;

Anamnese e Avaliação Postural;

Aplicação do método Pilates aos portadores das seguintes patologias: hérnia de disco, escoliose, patologias da cintura escapular, quadris e membros inferiores;

Estudos de caso.


 


II - Aulas Individuais

 
Serão realizadas 25 aulas individuais, distribuídas ao longo dos oito módulos que deverão ser realizadas sempre após o término de cada etapa, para que seja possível sanar dúvidas e propiciar a assimilação completa do conteúdo.


 
III - Observação de aulas

 
As observações de aulas ministradas pelos instrutores do CGPA Pilates® deverão gerar relatórios que serão posteriormente avaliados pelos professores ministrantes do curso. Essas aulas são uma oportunidade única de conhecer, na prática, o dia a dia de um estúdio e reconhecer a aplicação dos exercícios nos diferentes públicos.




IV - Avaliações



Ao longo do processo de formação, logo após cada módulo, serão realizadas avaliações e trabalhos individuais e em grupo com o objetivo de verificar a assimilação do aluno, sanar possíveis dúvidas ou reforçar conceitos que por ventura se mostrem insuficientes.



Ao término dos oito módulos a prova teórica final abordará o conteúdo de todo o curso e a prova prática verificará os conhecimentos dos exercícios do método e a qualidade na execução.

A nota final será a média da prova teórica e prática. É considerado aprovado, o aluno que alcançar média igual ou superior a 7 (sete).




V - Prática nos Equipamentos

 
Para garantir a completa assimilação dos exercícios e se familiarizar com o manuseio dos equipamentos, o CGPA Pilates® disponibiliza mediante horário marcado, a utilização dos mesmos para estudo, ao longo dos oito módulos da certificação.

Adquirir completo domínio dos equipamentos e manuseá-los com segurança são condições indispensáveis para um bom profissional de Pilates.




VI - Estudo Individual

 
Com um conteúdo extenso e bastante específico, o curso de certificação exige dedicação e estudo em cada um dos módulos desenvolvidos. A medida que o curso avança, é indispensável a compreensão exata da teoria para que ela possa ser efetivamente aplicada na prática.



Distribuição da Carga Horária 128 horas/aula teóricas-práticas distribuídas em 16 horas em cada um dos oito módulos, sempre em um final de semana por mês.

10 horas de observação de aula no CGPA Pilates®

25 aulas individuais

176 horas de estudo individual distribuídas em 22 horas nos oito módulos

100 horas de prática individual nos aparelhos sendo 12 h e meia por módulo.






Datas dos Módulos


Módulo I – 10 e 11 de Setembro de 2011



Módulo II – 01 e 02 de Outubro de 2011

Módulo III – 05 e 06 de Novembro de 2011

 
Módulo IV – 03 e 04 de Dezembro de 2011

Módulo V – 28 e 29 de Janeiro de 2012

 
Módulo VI – 25 e 26 de Fevereiro de 2012

 
Módulo VII – 24 e 25 de Março de 2012

 
Módulo VIII – 28 e 29 de Abril de 2012





Avaliação Final



Prova Teórica - duração de 2 horas

Prova Prática - duração de 1h 30 min





Nota: O conteúdo do curso, bem como o foco de cada módulo, poderá ser alterado de acordo com as necessidades em cada turma.





Os cursos do CGPA passam por constante avaliação e atualização dado a grande dinâmica de evolução dos estudos na área da saúde.



INVESTIMENTO

R$ 9.900,00* à vista ou em até 18 x sem juros!!!

 
*(Aulas individuais não inclusas no valor total do curso)

 
R$ 132,00 hr/aula – Obrigatório 25 horas de aula.

 


Data limite para inscrição 01/09/2011





Local do Curso



Centro de Ginástica Postural Angélica
Avenida Angélica, 2510, 6º andar.
Higienópolis – São Paulo – SP
Tel./Fax: (11) 3159-1937

Estacionamento gratuito no local, no período do curso / aulas.

 
Próximo à estação Consolação do metrô (Linha verde)