segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mulheres, Pilates e Corrida









     A corrida nunca foi tão popular. Com tanta gente adepta ao esporte, é natural que se destaquem grupos específicos que evidenciem suas próprias características.

     As mulheres vêm aumentando cada vez mais sua participação em eventos de corrida por todo o Brasil e no mundo. Os organizadores desses eventos, por sua vez, têm demonstrado especial atenção pelas provas femininas, compreendendo seu universo particular, incentivando e atendendo suas necessidades.

     Não poderia ser de outra forma já que somos usualmente precursoras, sempre atentas às novidades e sempre buscando o que há de melhor para nós e nossa família. O que experimentamos e aprovamos rapidamente é recomendado por nós aos que amamos.

     Com o método Pilates não foi diferente. Criado na década de 20, não foi especialmente idealizado para nós mulheres, em princípio. Depois de comprovados seus resultados como excelente método de condicionamento físico, foi adotado pelo exército alemão para treinamento de seus homens, além de ter se mostrado excelente método de reabilitação de patologias.

     Ao chegar nos EUA, ficou mais conhecido no meio artístico, especialmente no balé. Aí é que entramos na história: sempre atentas e dispostas a experimentar novidades, iniciou-se uma disseminação do método, principalmente entre as bailarinas, que ao longo dos anos foram certificando-se no método e difundindo-o por todo o mundo.

     Além disso, sem dúvida, as mãos femininas e carinhosas de Clara Pilates, companheira de trabalho e de vida de Joseph Pilates na América, ajudaram para que a técnica ficasse com uma abordagem mais feminina.

     Não se iluda, porém, com a aparente característica suave e tranquila da técnica. Há mais vigor e intensidade na sua prática do que se pode supor apenas ao observar um praticante realizando a série de movimentos. Por esse motivo, muitos homens acreditavam que Pilates era um método mais voltado para mulheres, mudando de ideia, porém, ao realizar a primeira sessão.

     Com a aparição de mais e mais corridas específicas para o público feminino, vemos participantes das diversas faixas etárias e diferentes níveis sociais que, por diversos motivos, aderem ao treinamento e às provas com cada vez mais entusiasmo.

      O que se vê antes da realização dessas provas é uma atenção especial para as necessidades e características da mulher corredora, com atividades de moda, beleza e especialmente aulas. Entre elas, as de Pilates, que oferecem uma preparação e uma oportunidade de contato com o método para aquelas que ainda não tiveram o prazer de serem apresentadas à técnica.

      Pilates no universo feminino combina perfeitamente com a necessidade de autoconhecimento e cuidado com o outro, uma busca no nosso modo de ver a vida.

      Mais que uma técnica para melhorar o desempenho esportivo, provoca uma verdadeira revolução na maneira de pensarmos o movimento. A despeito de nossas variações hormonais, estresse, preocupações cada vez mais voltadas para o universo masculino, o método nos ajuda a resgatar nosso centro, nosso eixo, aumenta nossa flexibilidade diante da vida e, ao mesmo tempo, nos ajuda a ter mais estrutura e força para encararmos nossos desafios.

     Como resultado, melhora nossa auto-estima, nos dá mais energia e estimula o autocuidado, além de aliviar tensões e nos preparar de maneira adequada em cada fase da vida, da infância à juventude, passando pela maternidade, maturidade e velhice.

     Praticantes de Pilates de mais de dez, quinze anos consecutivos, demonstram que é possível manter-se ativa, com qualidade de vida, alto nível de energia e se mostram mais preparadas para enfrentar os naturais altos e baixos da vida com força, flexibilidade, elegância e mais saúde.

      O que agora você precisa saber é que o cuidado consigo mesma não é apenas um “mimo”, mas uma necessidade que se expande para todas as áreas da nossa vida, influenciando pessoas e trazendo mais qualidade para nossa família, trabalho, lazer e principalmente nos preparando para a fase de “anciã sábia”, que com certeza alcançaremos, mas meio esquecida nos nossos tempos de valorização da estética e da juventude. Trabalhar nossa feminilidade é tão gostoso quanto desejável para resgatarmos o feminino nesse mundo tão perturbado.

      E se você for curiosa, não deixe de buscar na web imagens de Joseph Pilates aos 50, 60 e até aos 86 anos, quando morreu, e constatar sua vitalidade, força e postura. Melhor garoto-propaganda não há! Poder unir saúde, beleza e sabedoria não é tudo que a gente pode desejar?



Bons treinos!!





 
Por Suely Tambalo, educadora física e professora do CGPA Pilates.