domingo, 13 de janeiro de 2013

Pratique Pilates no Verão




Exercícios ao ar livre permitem que você aproveite benefícios do sol.

O verão, para nós no hemisfério sul, sempre sugere um período de renovação. Nessa época do ano as pessoas costumam lotar academias em busca da boa forma. E, além de ajudar a condicionar o corpo, a prática de Pilates também pode ajudar a ter mais saúde - condição sem a qual o homem não seria capaz de exercer todo seu potencial.

Apesar de ter dedicado a sua vida para desenvolver um sistema completo de exercícios físicos, o criador do método, Joseph Pilates, sabia que eles são apenas um dos pilares para alcançar a saúde e o condicionamento físico tão almejado. A dieta adequada, as horas suficientes de sono, bem como o relaxamento em intervalos ao longo do dia, segundo ele, seriam os complementos indispensáveis para nos mantermos adequadamente condicionados e saudáveis.

"O homem que usa a inteligência com respeito à sua dieta, a seus hábitos de dormir e que se exercita corretamente está, sem sombra de dúvida, tomando os melhores medicamentos preventivos, oferecidos tão livre e abundantemente pela natureza", disse Joseph, no livro "A obra completa de Joseph Pilates - Retorno à vida pela Contrologia" (Ed Phorte).

Exercite-se ao ar livre

Outra recomendação tão simples quanto eficaz de Joseh Pilates era o fato de exercitar-se ao ar livre, expondo-se ao sol, exemplo esse que podemos constatar em todas as fotos e vídeos que o próprio mestre nos deixou. Joseph dizia que devemos realizar a prática de exercícios com um mínimo de roupa, expondo-nos sempre que possível ao sol, para que seus raios vitais penetrem na pele.

Tão importante quanto o exercício, segundo ele orientava, era respirar todo o ar puro possível, pois o corpo também respira através da pele. Por isso a importância de mantê-la limpa, com os poros abertos, para que não só receba os benefícios do sol, mas também seja capaz de eliminar - através da transpiração - as toxinas prejudiciais acumuladas no corpo.

Você pode estar pensando: "mas eu moro numa cidade grande e poluída, o sol danifica a pele e muitas vezes o calor é tão intenso que só vejo possibilidade de me exercitar se houver ar condicionado no ambiente". Pura desculpa. 

Joseph Pilates, que nasceu na Alemanha e posteriormente estabeleceu-se em Nova York, pedia a todos que não temessem o frio do inverno, usando roupas leves mesmo ao se exercitar no frio e ao ar livre. É fácil encontrar fotos suas somente de sunga, fazendo os exercícios diretamente na neve.

Imagino que ele teria um acesso de indignação se nos visse hoje, em pleno país tropical, desperdiçando um belo dia de sol, nos exercitando num ambiente fechado e condicionado artificialmente. É claro que não podemos negligenciar os cuidados necessários que a exposição ao sol requer, como o uso de protetor solar, mas não podemos deixar que isso nos impeça de receber seus benefícios.

Aproveite o verão para receber da natureza tudo que ela nos oferece. Seja grato pela oportunidade que temos no Brasil de sermos agraciados pelo sol em praticamente todas as regiões, durante todo o ano, podendo assim restaurar a saúde e a vitalidade, renovando corpo, mente e espírito de energia.

Que possamos seguir, sempre que possível, os bons exemplos e os conselhos de Joseph Pilates. Finalmente compreender que a plena forma física depende de uma decisão consciente e, principalmente, de uma boa dose de amor-próprio. Esta é a nossa parte. A outra está democraticamente ao alcance de todos, sem custo, generosamente cedida pela natureza!



Por Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates®, possui o selo internacional de Certified Pilates Teacher e é vice-presidente da Aliança Brasileira de Pilates.