quarta-feira, 20 de outubro de 2010

WORKSHOP - PILATES COM TONING BALL

Data: 04/12/2010 - Sábado - das 13:30hr às 18:30hr (carga horária 5 horas)



   Workshop teórico e prático.
   A utilização de Toning Balls nos exercícios de Mat Pilates torna o trabalho mais desafiante, exigindo maior agilidade e equilíbrio, aumentando a intensidade do trabalho muscular tanto em resistência quanto em força.
   Por proporcionar uma grande variedade de movimentos com eficiência e segurança, pode ser realizado por praticantes de todas as idades, tonificando e definindo o corpo. Trata-se de um material prático e seguro, de fácil manuseio, ideal para exigir do praticante um trabalho ainda mais intenso e motivante.

Inscrições até 26/11/2010
Investimento R$ 420,00*



Solicite a ficha de inscrição no e-mail: cgpa@cgpapilates.com.br





terça-feira, 19 de outubro de 2010

Descubra o método Pilates

     Com muita responsabilidade e bom-senso, sabemos que devemos iniciar atividades físicas e treinamentos com a preparação muscular, fortalecendo e alongando a musculatura, retomando o condicionamento gradualmente para evitar lesões.
      Uma excelente maneira de iniciar o treinamento é a prática de Pilates. Toda a prática é baseada em sete princípios que devem estar presentes a cada execução de movimento: a respiração, a concentração, o controle, o relaxamento, o centro de força, a fluidez de movimentos e a precisão.
      A prática é baseada na qualidade da execução e não na quantidade de repetições do mesmo movimento. E a maioria de nós, acostumada a treinos repetitivos e extenuantes, pode se perguntar como é possível adquirir condicionamento físico com poucas repetições, mantendo ao mesmo tempo o relaxamento, o controle e a precisão. Como é possível fortalecer a musculatura e ao mesmo tempo alongá-la?
      Os equipamentos de Pilates, com seu sistema de molas e polias, oferecem resistência a musculatura de forma equilibrada. Trabalha-se com o peso do próprio corpo em bases estáveis e instáveis, que desafiam o equilíbrio, o controle e principalmente exigem da musculatura abdominal uma contração dos músculos profundos do abdome que nos proporciona o centro forte, que estabiliza e permite que os movimentos dos membros superiores e inferiores aconteçam de forma fluida.
     Os equipamentos foram desenvolvidos de maneira a impedir que nos movimentemos utilizando o corpo de forma assimétrica para fazer que o músculo inicie sua contração contra a resistência, partido de seu alongamento máximo, sempre respeitando as articulações.
      Então o que parece fraco e fácil se transforma num grande desafio, já que os mais simples movimentos devem ser executados com consciência e concentração, inspirando e expirando no momento certo, com a contração da musculatura abdominal profunda a cada respiração, sem movimentos acessórios com a musculatura que não está envolvida diretamente na ação principal.
      O limitado número de repetições de cada exercício favorece a consciência do movimento preciso, evitando movimentos automáticos o que reduz a quase zero a possibilidade de lesões.
     Principalmente no início da temporada de corrida, a importância do fortalecimento e alongamento muscular é indiscutível na preparação da rotina de treinamento. É o trabalho de base no qual nos apoiaremos para atingir novamente nosso mais alto grau de performance com segurança.
      Além de fortalecer e definir a musculatura e afinar a cintura (com a recuperação do tônus muscular do abdome, distendido após a aquisição daqueles quilinhos...), os exercícios de Pilates executados nos equipamentos simulam com segurança e correção os movimentos da corrida, trabalhando também o equilíbrio e a mobilidade de todas as articulações, especialmente da região do tronco e coluna.
       No início de seu treinamento, uma opção prazerosa, eficiente e segura pode ser a descoberta do método Pilates. Experimente!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pilates desde criança

       Cabe a nós, conhecermos e atendermos à todas essas necessidades para que vivamos plenamente e com saúde, o mais longamente possível. Simples assim. E nada mais difícil do que as coisas mais simples…
     Nosso “manual de instruções” já teve várias de suas páginas desvendadas desde a antiguidade, mas muito ainda há para descobrir e o pior, não pára por aí.
    Mesmo quando dispomos a nos tratar bem, profundas verdades que acreditávamos irrevogáveis, de uma hora para outra, são questionadas e postas à prova pelas mais recentes pesquisas.
     Nesse cenário, muitas vezes ficamos inseguros quanto ao que fazer para nos exercitarmos de maneira prazerosa e – ao mesmo tempo – também preservarmos e melhorarmos nossa saúde.
     Por isso, vamos contar a história de Joseph Hubetus Pilates, que foi uma criança frágil e com a saúde debilitada por várias enfermidades. Em sua busca pessoal pela saúde, acreditou que a força da vida e do equilíbrio estava dentro dele. E, de maneira intuitiva, persistente e autodidata, estudou anatomia, observou os animais, a natureza, buscou as respostas exatamente onde elas estavam disponíveis e em suas fontes mais confiáveis.
     Dedicou sua vida à melhora de sua condição física, estudando fisiologia, anatomia, medicina chinesa, praticando yoga, artes marciais até boxe, mergulho e artes circenses, reunindo assim, o melhor das práticas ocidentais e orientais numa única proposta.
     Exemplo vivo dos resultados impressionantes que o seu método pode proporcionar aos que se dispõe a praticá-lo, Pilates não só criou um sistema completo de exercícios, como também desenvolveu vários equipamentos para auxiliar e desafiar nossos limites.
     Não acreditava em movimentos antinaturais, que desrespeitavam os limites articulares, criavam sobrecargas exageradas e provocavam lesão. Partindo de sua própria experiência pessoal, criou um método de treinamento que transforma o corpo e a relação consigo mesmo. Tornar-se consciente e presente em cada gesto, buscando a perfeição e a qualidade e não a quantidade, sem nunca chegar à exaustão.
      Por isso, ele pode atender tão bem tanto a reabilita; de lesões – como fez primeiramente com os enfermos, feridos e mutilados durante o período que ficou recluso no campo de concentração durante a I Guerra na Inglaterra; quanto ao treinamento de famosos artistas, atletas e bailarinos em Nova York, quando emigrou para os EUA.
      Como ele mesmo afirmava e pôde ser comprovado na atualidade pelo sucesso do método Pilates em todo o mundo. Ele estava pelo menos 50 anos à frente de seu tempo. Embora reconhecida sua eficiência, sofreu a resistência da comunidade médica da época, pois seu método questionava tudo que se julgava sabido sobre treinamento físico até então.
      Enfim, ele viabilizou em forma de exercícios o que todos nós sabemos e buscamos, mas depois de tanto tempo, ainda não atingimos: para ter um corpo realmente saudável não e possível dissociá-lo de um estilo de vida e de pensamentos saudáveis. Não é possível privilegiar nem o corpo, nem a mente: ambos devem estar em perfeito equilíbrio.
      Praticou seu método até o final da vida, diariamente, mantendo a saúde e um corpo admirável até os 87 anos, quando faleceu. Ele nos deixou mais um caminho, dentre os inúmeros que temos disponíveis. Ele conquistou a própria saúde e ajudou inúmeras pessoas a atingir esse equilíbrio e continua ajudando outras tantas, através de seus seguidores.
      Muito além do modismo em que o Pilates (assim chamada técnica, após a morte de seu criador) se transformou – sendo muitas vezes símbolo de status depois de divulgado por artistas internacionalmente – é preciso salientar que Joseph Pilates nunca pretendeu elitizar seu método, pelo contrário, seu maior sonho era que fosse praticado precocemente nas escolas, por todas as crianças, para que desde cedo adquirissem o conhecimento do próprio corpo para crescerem fortes, flexíveis, livres de dores e desequilíbrios desnecessários.
     Crianças mais felizes, equilibradas e prontas para explorar todo seu potencial, tornando-se adultos mais preparados, saudáveis e felizes…..
     Eu, como milhares de praticantes apaixonados, que experimentaram e comprovaram a eficiência do método Pilates em todo o mundo, não posso deixar de comunicar aos também amantes da corrida que esse casamento é mais do que saudável e tem tudo pra dar certo. E experimentar para crer….

Por Suely Tambalo, professora do CGPA Pilates.