quinta-feira, 31 de março de 2011

A Respiração e a Prática de Pilates


RESPIRAÇÃO

A proposta é simples: Respire. Pilates dizia: se você não for capaz de fazer nenhum exercício apenas respire de forma completa. Fácil não é mesmo?



Nem tanto. Podemos pensar que não precisamos aprender a respirar porque fazemos isso desde que nascemos. Mas quantos de nós conhecemos a própria respiração? Quantos de nós já observou o seu padrão respiratório? Será mesmo que estamos respirando de forma que ela possa nos suprir de todo o oxigênio que necessitamos? Será que sabemos mesmo usar a respiração a nosso favor?



Joseph Pilates, profundo conhecedor das práticas orientais e grande observador da natureza e dos animais, traduziu para nós ocidentais um pouco dos “mistérios” do oriente e assim podemos aproveitá-los na nossa prática diária.

Uma grande preocupação e desejo de Joseph Pilates era popularizar a prática para um número cada vez maior de pessoas e, principalmente, orientar adequadamente as crianças para que pudessem desde cedo aprender sobre o funcionamento de seu corpo, iniciando a vida de forma a não criar padrões posturais indesejáveis, desenvolvendo o corpo de forma equilibrada.

Crianças com sua inteligência corporal, ainda não contaminada pelas imposições dos adultos e de um mundo artificial, têm maior facilidade de estar em contato com sua verdadeira essência. A arte da Contrologia (denominação que Joseph Pilates deu a seu sistema de exercícios) é “o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo”(Joseph Pilates, Sua saúde, 1934).



E o que a respiração tem a ver com isso? A respiração é a única maneira de nos reconhecermos no presente, no aqui agora. Sem essa consciência não somos capazes da integração da mente com o corpo. É através da respiração que fazemos essa integração.

Mas afinal, como devemos respirar? De forma completa, possibilitando a troca do gás carbônico pelo oxigênio novo, que vai nutrir nossas células e possibilitar um alto nível de energia. Para fazer isso precisamos de músculos flexíveis que permitam a total expansão do tórax para captar o máximo de oxigênio e em contrapartida de músculos abdominais fortes, capazes de expulsar todo o ar para que a nova inspiração possa ser plena, sem nenhum resquício de ar impuro ainda presente para contaminar o novo. Por isso a prática de exercícios na natureza, em parques e local livres de poluição é vital.

Desnecessário comentar a importância da respiração durante a prática da corrida. Necessário, porém, é relembrar que a respiração vai muito além de levar oxigênio aos músculos através da circulação. Ela exerce papel fundamental na integração do corpo e da mente, na liberação consciente de tensões. Quando a respiração que acompanha nossos movimentos de corrida se torna suave e natural é porque certamente conseguimos coordenar vários movimentos numa sequência fluida e contínua. Quando movimentos complexos são dominados desta forma, não é mais necessário o controle consciente sobre cada detalhe. Porém, só a prática leva a perfeição. Quanto antes começarmos, mais sucesso obteremos.

“Aprender a respirar corretamente é uma conquista mais difícil do que se imagina”(Joseph Pilates, Sua saúde, 1934).

Pilates dizia que, antes de se obter qualquer benefício com a prática de exercícios, não é suficiente pedir que se inspire e expire a cada movimento, é preciso ensinar a cada pessoa individualmente, por meio de exemplos.

É na infância e adolescência o momento ideal para aprender o certo e o errado e controlar conscientemente os movimentos do corpo, desenvolvendo padrões saudáveis que se tornarão naturalmente presentes em suas vidas.

A respiração completa nos traz de volta ao contato com nosso ser no momento presente, único local onde podemos modificar padrões que não nos favorecem. Antes de mudar, porém, precisamos reconhecer esses padrões e decidir por nossa vontade modificá-los.



Nem o mais experiente e competente treinador ou instrutor de Pilates ou de qualquer outra técnica será capaz de realizar essa façanha por nós. Essa é uma escolha pessoal, intransferível. E o melhor de tudo, totalmente ao nosso alcance! E quanto mais cedo, melhor!



Por Suely Tambalo

quarta-feira, 9 de março de 2011


Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates®



Turma A 2011 – Início 02 e 03 de Abril de 2011





O CGPA é um centro de formação de profissionais no Método Pilates que segue as diretrizes da PMA Pilates Method Alliance, organização que orienta o controle de qualidade de ensino e aplicação do método.

Sempre liderando no campo técnico, o CGPA desenvolve importantes pesquisas em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP, com o objetivo de integrar metodologia e conhecimento científico aos meios de preparação física.

O curso CGPA Pilates de treinamento e formação para profissionais em Pilates está em constante evolução, tendo sido ampliado e adequado às necessidades de treinamento demonstradas ao longo dos últimos anos.

 
CERTIFICAÇÃO INTEGRAL EM PILATES

A certificação no curso CGPA é completa, obtida através de um programa integral de estudos práticos e teóricos que compõem um total de 439 horas, distribuídas da seguinte maneira:

• 128 horas-aulas divididas em 08 módulos de 16 horas cada;

• 10 horas de observação de aulas práticas no CGPA;

• *25 horas de aulas individuais com instrutor;

• 176 horas de estudo individual;

• 100 horas de prática individual nos aparelhos.

 
MATERIAL DIDÁTICO

O CGPA fornece material didático detalhado de todo o método, ilustrado com fotos de todos os exercícios, aulas teóricas e práticas ao longo dos 08 módulos, observação no CGPA e a prática individual nos aparelhos disponibilizados pelo centro.

 

AULAS INDIVIDUAIS*

As 25 horas de aulas individuais com instrutor do CGPA devem ser previamente agendadas.

FREQÜÊNCIA

É obrigatória a freqüência em todo o programa, de modo ininterrupto, seguindo rigorosamente datas e horários previstos.

AULAS DE OBSERVAÇÃO

O CGPA possibilita ao profissional em formação uma oportunidade única de vivência prática, acompanhando aulas ministradas no CGPA para praticantes de todas as idades e aptidões físicas, em diferentes estágios de experiência com o método Pilates. Deverão ser cumpridas no mínimo 10 horas de observação ao longo dos 08 módulos.


APRENDIZAGEM NOS APARELHOS

Por se tratar de um Curso especializado na prática e no ensino do Método Pilates orientado para a máxima eficiência do aprendizado, um grande número de equipamentos é disponibilizado para a prática dos alunos de acordo com o módulo correspondente.

Durante a prática, além de contar com 02 pessoas por equipamento, os alunos são monitorados por professores qualificados e que fazem parte da equipe de profissionais do CGPA.

Além dessa prática supervisionada durante os 08 módulos, os alunos dispõem dos equipamentos individualmente, mediante agendamento prévio, para o cumprimento das 100 horas de treinamento.

 
PROGRAMA DE ESTUDOS

Para a preparação, assimilação teórica e prática do profissional em Pilates são necessárias pelo menos 25 horas de estudo individual por módulo, além do previsto e programado nas instalações do CGPA. Para um programa de estudos em casa adequado deve-se prever uma carga mínima de 176 horas ao longo de 08 meses.


AVALIAÇÕES PARCIAIS

As avaliações teóricas e práticas para todos os alunos dos cursos CGPA são realizadas para medir o índice de retenção das técnicas ensinadas, possibilitando eventuais correções e programas de ajuste específicos para cada aluno. As avaliações fazem parte do processo de formação e não possuem intuito de reprovar o aluno, mas garantir que a metodologia empregada seja realmente eficaz, de acordo com a expectativa do aluno e do CGPA. Serão realizadas avaliações ao término de cada módulo.


AVALIAÇÃO FINAL

No término do 8° módulo será realizada uma avaliação teórica final, com duas horas de duração. O aluno deverá efetuar ainda uma avaliação prática final, a ser agendada junto à secretaria do CGPA contando com a orientação de 02 profissionais e duração de 1 hora e 30 minutos.


CERTIFICADOS

Os certificados de capacitação profissional serão expedidos após o cumprimento de todas as etapas da certificação e mediante aprovação satisfatória em cada uma das fases do programa de ensino.

 
ESTRUTURA DO CURSO

O curso de certificação CGPA PILATES inicia com o trabalho de solo ou colchonete (Mat), onde grande parte da técnica Pilates é absorvida e utilizada. De modo amplo, são lançadas as bases para o aprendizado das etapas seguintes nos equipamentos.

A importante combinação entre a técnica inicial consolidada no "Mat", e a utilização dos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, como "Reformer", "Cadillac", "Chair", entre outros, completa os estágios básicos.

Os módulos "Anamnese e Avaliação Postural" e "Biomecânica aplicada ao Pilates" proporcionam a adequada compreensão e análise da postura e do trabalho realizado pelo corpo humano.



Módulo I – 02 e 03 de Abril 2011

Iniciação Teórica do Método Pilates

Pré Pilates e Mat Nível Básico

Aula Individual



Módulo II – 28 e 29 de Maio de 2011

Teoria de Anatomia aplicada ao Método Pilates

Reformer Nível Básico, Equipamentos Auxiliares e Cadillac Nível Básico.

Aula Individual

Avaliação (referente ao módulo I)



Módulo III – 18 e 19 de Junho de 2011

Teoria de Anatomia aplicada ao Método Pilates

Mat Nível Intermediário, Chair Nível Básico e Equipamentos Auxiliares.

Anamnese e Avaliação Postural

Aula Individual

Avaliação (referente ao módulo II)



Módulo IV – 30 e 31 de Julho de 2011

Teoria de Anatomia aplicada ao método Pilates

Equipamentos Auxiliares

Reformer – Nível Intermediário

Hérnia de Disco

Aula Individual

Avaliação (referente ao módulo III)



Módulo V – 27 e 28 de Agosto de 2011

Biomecânica aplicada ao método Pilates - I

Cadillac – Nível Intermediário

Dinâmica de grupo

Aula Individual

Avaliação (referente ao módulo IV)



Módulo VI – 24 e 25 de Setembro de 2011

Biomecânica aplicada ao método Pilates – II

Chair – Nível Intermediário

Escoliose

Aula Individual



Módulo VII – 22 e 23 de Outubro de 2011

Mat – Nível AvançadoReformer – Nível Avançado

Cintura Escapular

Equipamentos Auxiliares

Avaliação (Biomecânica)

Aula Individual



Módulo VIII – 26 e 27 de Novembro de 2011

Cadillac – Nível Avançado

Chair – Nível Avançado

Cadeia Cinética de MMII

Dinâmica de grupo

Avaliação (Escoliose)



AVALIAÇÃO FINAL

Prova Teórica - duração de 2 horas

Prova Prática - duração de 1h 30 min



Nota: O conteúdo do curso, bem como o foco de cada módulo, poderá ser alterado de acordo com as necessidades em cada turma.

Os cursos do CGPA passam por constante avaliação e atualização dado a grande dinâmica de evolução dos estudos na área da saúde.


Data limite para inscrição 28/03/2011


Local do curso: Centro de Ginástica Postural Angélica

Avenida Angélica, 2510, 6º andar.
Higienópolis – São Paulo – SP
Tel./Fax: (11) 3159-1937