quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pilates, Obesidade e o Sobrepeso


O CGPA Pilates® juntamente com a UNIFESP está realizando uma pesquisa científica para avaliar o efeito do treinamento do método Pilates em indivíduos obesos e com sobrepeso sobre as respostas fisiológicas e parâmetros de saúde e qualidade de vida.

A partir da década de 70, com o crescimento das indústrias de alimentos processados e redes de lanchonetes (fastfood), a diminuição da quantidade de atividade física e o aumento do sedentarismo, a incidência da obesidade teve um aumento tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos. O aumento do sedentarismo é responsável por limitar cada vez mais a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo, sendo assim o exercício tem impacto importante sobre o aspecto psicológico, pois provoca sensação subjetiva de bem estar e prazer, além de reduzir a ansiedade e depressão. Outro aspecto positivo e de grande interesse é a utilização do exercício físico como terapia preventiva de doenças crônico-degenerativas como o diabetes, a aterosclerose, os diversos tipos de câncer, a hipertensão, as doenças cardiovasculares, a osteoporose e a obesidade, por reduzir os fatores de risco associados às mesmas.

O método Pilates, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates nas décadas de 20/30, revela-se na atualidade uma importante vertente de condicionamento físico, tendo como foco a consciência do controle de todos os movimentos do corpo, desenvolvendo o indivíduo de maneira integral, de forma segura, sem sobrecarga e  pode ser uma alternativa de programa de atividade física para tratamento da obesidade.

A pesquisa está sendo realizada pela educadora física e instrutora de Pilates do CGPA Pilates Angeles B. R. Rayes (CREF: 097331-G/SP) que está selecionando voluntários para participar do programa de treinamento durante 8 semanas, com aulas ministradas 3 x por semana, as 2ª,4ª e 5ª as 14:00hs, com duração de uma hora no Studio CGPA Pilates que situa-se na Av. Angélica, 2510 - 6º andar.

A quarta turma do programa terá início na última semana de setembro/2013.

Quem pode participar do programa

Homens e mulheres entre 20 e 65 anos com IMC superior a 25.

# Para calcular o seu IMC use a seguinte fórmula: peso (kg) / altura (m)2    (Peso dividido pela altura ao quadrado)

Exemplo: indivíduo pesando 72 kg e medindo 1,59 m .
IMC = 72 / 1,59 x 1,59 =     72 / 2,5281 = 28,47   IMC = 28,47

Antes do início do programa, o voluntário deverá:

1. Passar por 2 dias de testes que serão realizados no COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) , no departamento de Fisiologia entrada pelo portão da Rua Pedro de Toledo, 1665 (frente ao Hospital do Servidor).
2. Após o treino de 8 semanas (24 sessões) realiza-se novamente os testes no COTP. 

É necessária a apresentação de um ECG de esforço (teste de esteira) e um atestado médico dizendo que pode participar de “testes de esforço máximo” que seria o teste ergoespirométrico (teste de esteira sem inclinação).

# Se o voluntário não possui convênio médico e tem dificuldade em marcar um ECG através do SUS, poderemos marcar uma consulta médica gratuita no Centro médico do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa)


Caso você se enquadre no perfil ou conheça algum interessado em participar, não perca a chance de colaborar com o estudo e ainda colher os benefícios dessa prática !


Maiores informações com a responsável pelo projeto: Angeles B.R.Rayes, instrutora de Pilates do CGPA Pilates email: angelesbrr@gmail.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário