sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como o Pilates pode ajudar na corrida


Há alguns meses venho discorrendo sobre os benefícios da prática de Pilates e de sua aplicação no treinamento de corredores. Mais do que um complemento para a corrida, Pilates é, por si só, uma prática completa para o condicionamento físico e mental.
Sua abordagem única trabalha o corpo como um todo, integrado através da respiração, do controle e fortalecimento do centro de força (região abdominal responsável pela manutenção da boa postura), da consciência de todas as partes do corpo e de sua dissociação do tronco.
Promove desta forma, uma movimentação eficiente e sem compensações musculares, que podem levar não só a tensões desnecessárias como a lesões, fortalecendo e alongando o corpo de forma equilibrada e respeitando os limites articulares e a biomecânica do corpo humano.
Por isso, estarei expondo nesta coluna alguns bons motivos para praticar Pilates, independente da prática corrida ou de qualquer outra modalidade esportiva.
O primeiro grande motivo é melhorar e manter o condicionamento físico, já que foi desenvolvido e praticado por Joseph Pilates ao longo de toda sua vida para manutenção e obtenção da saúde.
Por praticar as mais variadas técnicas corporais desde a infância, o treinamento de Joseph Pilates incorporou a filosofia ocidental do condicionamento físico, do desenvolvimento da força e da estética corporal às práticas orientais que dão mais ênfase à respiração, à consciência corporal, ao relaxamento e o desenvolvimento da flexibilidade, priorizando o autoconhecimento e o autocontrole.
Ao reunir numa única prática todos esses princípios, Pilates criou uma série de exercícios de baixo impacto nas articulações, com baixo número de repetições e alto grau de controle e precisão de movimentos, utilizando cargas que variam de meio a dois quilos, resistência de molas e o peso do próprio corpo. Desta forma, desenvolve-se a força sem prejuízo articular, sem causar hipertrofia exagerada, mantendo o corpo ao mesmo tempo forte, com a musculatura equilibrada, tanto esteticamente como fisiologicamente.
A prática da respiração aliada à execução dos movimentos aumenta a capacidade respiratória, melhora a oxigenação sanguínea, estabelece um ritmo e uma consciência maior de cada parte do corpo que está sendo movimentada, além de acalmar a mente ajudando na melhora da concentração e manutenção do foco.
A seqüência de movimentos criada por Joseph Pilates deve ser executada num ritmo específico e vai incorporando ao longo do treinamento novos exercícios com grau mais elevado de dificuldade, porém, sem abandonar os exercícios básicos, aprendidos no início do trabalho. Essa sequência tem uma ordem precisa que contempla o trabalho de todos os grupos musculares que se alternam de maneira que, um ou uma série de exercícios do mesmo grupo seja compensada em seguida, através do trabalho de outro grupo muscular, como por exemplo: após a sequência de abdominais sempre haverá um os mais exercícios com a musculatura extensora do tronco.
Desta forma, existe um relaxamento ativo da musculatura trabalhada e um pequeno intervalo entre um exercício e outro para que se restabeleça o contato com o próprio corpo, relaxando possíveis tensões e permitindo que o próximo movimento seja realizado com total consciência e livre de compensações. Na medida em que o aluno vai progredindo no treinamento, consegue executar um maior número de exercícios, com maior controle e qualidade de execução, com nível maior de desafio e dificuldade. A melhora do condicionamento se dá pelo aumento do número de exercícios executados no mesmo período de tempo e não pelo aumento do número de repetições do mesmo exercício.
O método é eficaz tanto para pessoas sedentárias, pois permite que se adquira condicionamento de forma segura e gradativa, como para atletas no início da temporada de treinos e para pessoas em fase de reabilitação de alguma lesão. Pela grande variedade de exercícios e equipamentos do método, ele se encaixa em qualquer tipo de necessidade, em qualquer faixa etária, mostrando-se ao mesmo tempo uma prática desafiadora e prazerosa.
O objetivo maior de Joseph Pilates era conquistar a saúde e qualidade de vida através do cuidado e treinamento do corpo e da mente simultaneamente.

Por Cristina Abrami

Nenhum comentário:

Postar um comentário