segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dicas para buscar uma formação de qualidade do método Pilates

Embora o método Pilates tenha sido criado na década de 20, a popularidade da técnica no Brasil é relativamente recente. Nesses 15 anos que venho aplicando e difundindo o método no Brasil, acompanho a grande proliferação de cursos nos mais variados formatos tanto em termos de conteúdo quanto de propostas de aplicação.

Os profissionais, principalmente os graduados em educação física, fisioterapia e dança, que reconhecem nessa prática uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de seu trabalho, têm se deparado com a dificuldade para escolher dentre tantas opções que capacitam para difundir a técnica com responsabilidade.

É importante lembrar que através dos anos, a natural propagação dos ensinamentos originais de Joseph Pilates tenha gerado algumas variações em relação ao posicionamento do corpo em alguns exercícios.

Novos equipamentos, surgidos após a sua morte, bem como recentes estudos no campo da cinesiologia e do treinamento esportivo também foram incorporados ao método, pela própria adequação de sua prática às exigências de nossa época. Isso de forma alguma significa que seus conceitos e princípios possam ser modificados.

O grande sucesso do método deve-se ao fato de sua filosofia se adequar como nunca, às necessidades e exigências do homem, respeitando suas características biomecânicas nas diferentes fases da vida, promovendo o completo equilíbrio entre o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente.

Todo profissional que deseja se especializar no método Pilates deve buscar uma formação de qualidade para que possa oferecer a máxima eficiência em resultados para seus alunos.

Mas, com tantas ofertas e formatos de cursos no mercado, como saber se estamos fazendo a escolha adequada em termos de qualidade e adequação às nossas necessidades profissionais. Antes de fazer essa escolha, é preciso praticar a técnica para comprovar se observa as mudanças e os benefícios que o método proporciona.

Primeiramente é preciso diferenciar um curso de certificação de instrutores de um workshop do método e até mesmo de um curso de pós-graduação em Pilates. O curso de certificação de instrutores tem carga horária mais extensa, contemplando o conteúdo completo do método, treinamento prático dos exercícios, estágios de observação e de prática de ensino, avaliações teórico-práticas. Os Workshops do método, normalmente abordam uma parte de seu conteúdo, seja para a introdução à técnica ou para abordar algum conteúdo específico para profissionais já habilitados. Um curso de pós-graduação, oferecido atualmente por algumas universidades, é uma extensão do conhecimento, não necessariamente formando instrutores na técnica.

Ainda não existe no Brasil uma regulamentação legal para essa especialização por isso, uma boa referência para identificar um bom curso de certificação em Pilates é observar se ele atende algumas diretrizes básicas.

Para garantir a qualidade e fidedignidade da aplicação do método Pilates em todo o mundo, foi criada (nos Estados Unidos) a PMA – Pilates Method Alliance – uma associação internacional de profissionais de Pilates, sem fins lucrativos e dedicada aos ensinamentos de Joseph e Clara Pilates, com o objetivo de proteger os padrões de certificação e educação continuada para os profissionais de Pilates.

Procurando trazer mais profissionalismo à prática de Pilates, a PMA compilou todos os princípios, filosofia, conteúdo do método e disponibilizou esses conhecimentos como diretrizes para orientar todos os profissionais que desejam realmente uma formação de qualidade. Desde 2005 a PMA oferece um exame de qualificação profissional para os profissionais de Pilates em qualquer parte do mundo. Essa é uma forma de atestar a qualidade da formação do profissional e sua capacitação para trabalhar com o método.

Desta forma, uma formação de qualidade necessita de um tempo mínimo de oito meses a um ano para garantir correta e completa assimilação do método. Além disso, é indispensável que o instrutor responsável pela certificação seja um profissional certificado como instrutor de instrutores com no mínimo dez anos de experiência no ensino do método e assistentes com, no mínimo, cinco anos de atividade.

Pesquise, experimente, converse com os profissionais mais experientes que já atuam com a técnica. Depois decida qual será o melhor investimento para sua carreira.

Por Cristina Abrami

Um comentário:

  1. É de extrema importância a qualificação do profissional,pois a orientação inapropriada do movimento ao aluno poderá causar-lhe lesões. Muitos exercícios não são indicados para quem tem hérnias de disco, escoliose, cifose, osteoporose, etc.e nem todos os cursos abordam esses temas e o profissional torna-se inapto para ministrar aulas para pessoas com desvios posturais, pois não sabe como adaptá-los sem causar consequências indesejáveis ao aluno.

    ResponderExcluir