domingo, 19 de dezembro de 2010

Exercícios de Pilates com theraband para praticar em casa

Após todos os excessos do final de semana, nada melhor do que postar alguns exercícios de Pilates para praticar em casa. Espero que vocês aproveitem.

Squat – Mantenha-se em pé, em cima da theraband, com os pés um pouco afastados e segure-a nas pontas. Ao mesmo tempo, desça o quadril em direção ao chão, inclinando um pouco o tronco para frente. Eleve os braços até a altura dos ombros, aumentando a tensão na faixa. Execute este movimento expirando e retorne à posição inicial inspirando. Acione o abdômen e deixe a coluna ereta. Repita seis vezes.


Alongamento da musculatura posterior da coxa e da perna – Deitada, posicione a theraband (uma faixa elástica ou que pode ser substituída por uma toalha dobrada no sentido do comprimento) no pé direito e a utilize para alongar toda a musculatura posterior da perna direita. Mantenha a perna de base bem estendida no colchonete, a cabeça bem apoiada e os ombros relaxados. Alterne as pernas.



The hundred – Deite-se e coloque a theraband estendida na região da canela. Segure-a próxima às pernas e eleve o tronco. Execute um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços. Inspire e expire em cinco tempos. Repita o ciclo respiratório dez vezes. Ao realizar o exercício, mantenha os abdominais bem acionados. 

Roll down – Sente-se com a coluna bem ereta, passe a theraband na sola dos pés e una bem os membros inferiores. Segure a faixa próximo aos tornozelos. Expire e comece a deitar lentamente, executando este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire novamente e volte à posição sentada cuidadosamente, também segmentando a coluna. Repita cinco vezes.

4 comentários:

  1. Oi ! Gostei do blog, vou seguir!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    Que bom que você gostou.
    Com certeza iremos continuar postando coisas bacanas sobre Pilates.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o exercicio.
    Qual faixa devo comprar como iniciante?

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Respondendo a sua pergunta, depende do exercício e da sua capacidade em suportar a resistencia. Cada fabricante tem uma cor para cada tipo de tensão. Dependendo também do exercício a faixa deve ser maior ou menor e isso interfere na intensidade da tensão.

    Aconselho para o primeiro exercicio, utilizar uma faixa com tensão fraca para moderada, e ela deve ter pelo menos 2m.

    Para os demais pode-se usar a mesma faixa dobrada no meio, já que esses exercícios exigem que a faixa tenha uma tensão maior que a primeiro e não é necessário que ela seja tão comprida.

    Espero que tenha ajudado.
    Se você tiver mais alguma dúvida, não deixe de nos escrever.

    Um Abraço.

    CGPA Pilates

    ResponderExcluir