quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cifose e Hipercifose

No dia 11 de julho postamos um texto sobre lordose e hiperlordose e desde então tivemos alguns pedidos para falarmos sobre cifose e hipercifose.

Quando observamos uma pessoa de perfil, facilmente visualizamos 3 (três) curvaturas fisiológicas na coluna vertebral.

A Cifose é uma dessas curvaturas normais localizada na região torácica. É considerada normal uma cifose entre 20º a 45º graus.

Uma alteração freqüente nesta parte da coluna é a hipercifose, que é um aumento no grau da cifose torácica (acima de 45°).






Há diversas causas da hipercifose, mas as mais comuns são a má postura provocada por desequilíbrio muscular e a osteoporose. Independente da causa, a hipercifose normalmente acompanha algumas alterações posturais, como:

- Cabeça anteriorizada;

- Enrolamento dos ombros;

- Encurtamento músculo peitoral maior;

- Hipo ou hiperlordose lombar;

- Abdômen protruso.


No método Pilates, através de exercícios específicos, cuidadosamente selecionados pelo instrutor, conseguimos trabalhar todos os desvios relacionados à hipercifose.

Tanto no trabalho de solo como nos aparelhos é possível não só despertar a consciência corporal do praticante de maneira efetiva, como também trabalhar os diferentes grupos musculares de forma equilibrada.

Desta forma, o praticante é levado a reconhecer seus padrões posturais indesejáveis e reeducar sua postura no dia a dia, além de fortalecer e alongar a musculatura de todo o corpo. Um corpo equilibrado realiza movimentos de forma mais econômica, além de prevenir desgastes indesejáveis nas articulações e futuras dores.

É importante sempre que tivermos algum desvio em nossa postura, trabalhar os problemas para não deixar que eles evoluam, e contar sempre com a ajuda de um profissional competente para a realização de uma avaliação postural detalhada.

Dependendo da idade, histórico da pessoa ou doença pré-existente – como no caso da osteoporose – a conduta em relação aos exercícios deve ser muito cuidadosa.

Os exercícios no caso de cifose gerada pela osteoporose devem ser modificados e dosados especialmente para cada caso, devendo sempre atender as características e limitações que a doença exige.

Neste caso, o instrutor de Pilates deve ter conhecimento da patologia e, principalmente, conhecer as modificações necessárias e os exercícios indicados para cada caso, pois corre o risco de provocar danos nas vértebras já debilitadas, caso a amplitude do movimento e a carga empregada esteja além da capacidade do praticante.

Mais do que um desequilíbrio postural a hipercifose causada pela osteoporose se deve a microfraturas nas vértebras em forma de cunha, devido a sua desmineralização e esse grau de curvatura exacerbado em alguns casos avançados são irreversíveis, podendo o profissional apenas interferir na velocidade do processo, aplicando exercícios adequados para estabilizar a curvatura já existente e contribuir para aumentar a massa óssea através de exercícios adequados.

Os exercícios indicados para pessoas com uma hipercifose têm por objetivo o fortalecimento da musculatura paravertebral e abdominal, trabalhar a propriocepção do corpo para a reeducação da coluna vertebral no seu eixo correto (permitindo as 3 curvaturas normais) e o alongamento dos músculos peitorais.

Esse reequilibrio muscular/postural dará o suporte necessário para manter a coluna ereta e sem sobrecargas atingindo a tão desejada boa postura.

3 comentários:

  1. Achei muito interessante o texto, principalmente porque tirei grandes dúvidas que eu tinha sobre problemas posturais.
    Li sobre as causas da hipercifose, mas gostaria de saber se algumas pessoas já nascem com este problema. E se sim, queria saber se o tratamento é o mesmo e se nesse caso é mais demorado.

    ResponderExcluir
  2. Ola Luis,

    Tirando sua dúvida, existem muitas possíveis causas de hipercifose, mas elas são divididas em dois tipos: hipercifose postural e hipercifose estrutural.

    A hipercifose postural está relacionada a má postura e desequilibrios musculares que levam a um arredondamento excessivo da parte superior das costas. Faz-se, habitualmente, de forma lenta e pode ser corrigida ou minimizada através de exercícios e de conscientização de uma boa postura.

    Um tipo de hipercifose estrutural é a congênita, na qual a pessoa nasce com a ausência de uma parte da vértebra. Ou quando no período de crescimento a vértebra que não se forma corretamente podendo desenvolver uma curva acentuada.

    Nestes casos de hipercifose estrutural não é possível corrigir a curva com o trabalho postural, pois existem problemas com as estruturas da coluna vertebral e os exercícios não poderão solucioná-los.

    Obrigada por nos acompanhar!

    Alessandra (professora do CGPA)

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Todo caso de hipercifose tem necessariamente mais de 45° de curvatura?
    Tinha como objetivo prestar concurso para a Policia Federal, mas um dos requisitos e que nao se tenha uma curvatura maior que esta. A minha hipercifose e a estrutural, herdei do meu pai, acho, mas tambem penso que pode ter sido causada na infancia, pois eu tinha adenoide e rinite, e passava a maior parte do tempo respirando pela boca, o que sei que contribui para o curvamento da coluna, pois ficamos com a cabeça sempre mais para baixo do que deveria, para respirar melhor, e numa epoca de crescimento, pior ainda.
    Nossa, fiquei decepcionado, vou ter que modificar meus objetivos.
    Ja fiz RPG no intuito de melhorar, mas me ajudou somente a ter uma postura melhor e evitar que o quadro se agrave, ou seja, soluçao so mesmo nascendo de novo.

    ResponderExcluir