quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

São Silvestre



     A três dias da São Silvestre, prova mais tradicional de corrida do país, da qual participam com o mesmo entusiasmo atletas profissionais, amadores e aspirantes, parece ser o momento oportuno para aliar ao treinamento a prática de Pilates. Para quem já pratica Pilates, o trabalho continua com o fortalecimento equilibrado de todo o corpo, o alongamento e a organização da postura, entre outros benefícios. Mas, para os aspirantes a corredores, que vão participar pela primeira vez da prova, será de grande valia observar alguns pontos importantes para que a experiência seja positiva e desfrutá-la ao máximo, sem desconfortos ou tensões desnecessárias.

   Poucos meses antes da prova são suficientes para se perceber algumas mudanças no corpo e iniciar o processo de conscientização da utilização correta dos músculos da cintura escapular – responsáveis pelas tensões em ombros e pescoço, que acontecem de forma frequente, principalmente com iniciantes. Essas tensões, além de desnecessárias, prejudicam o rendimento do corredor, pois é comum o aparecimento de dores ao longo da prova que, somadas ao cansaço geral, criam ainda mais ansiedade e desconforto, gerando compensações em outras partes do corpo.

    Com a prática de Pilates é possível reconhecer rapidamente a organização correta dessa região e, através de exercícios, fortalecer e equilibrar a musculatura da cintura escapular, gerando a liberação de tensões, melhorando a consciência corporal para o reconhecimento de padrões de movimento indesejados, evitando assim que os mesmos se instalem no dia a dia e, principalmente, no momento da prova. O controle da respiração, despertando a consciência para a respiração completa com total amplitude da caixa torácica na inspiração e o correto acionamento da musculatura abdominal na expiração é outro benefício da prática de Pilates para o corredor.

    A respiração, o acionamento correto do centro de força e o fortalecimento da musculatura abdominal dão o suporte necessário para a manutenção da postura correta durante a prova. O fortalecimento de forma equilibrada dos músculos do tronco mantém a organização correta do corpo, possibilitando que os membros superiores e inferiores realizem seu trabalho de coordenação e equilíbrio com mais fluência e controle.

   Outra particularidade a ser trabalhada nesse período é o alinhamento, fortalecimento e alongamento dos membros inferiores, os mais solicitados durante o percurso. Os equipamentos como a Cadilac, o Reformer e a Chair são os mais indicados nesse momento, pois ajudam a executar os movimentos de forma controlada, precisa e ajudam na propriocepção do corpo e seu posicionamento no espaço, além de fortalecer de forma equilibrada e alongar a região.

   O trabalho deve manter-se fiel aos princípios do método, visando um exercício integrado de todo o corpo, com ênfase nos aspectos acima descritos. Concentrando-se nessas informações básicas, o corredor poderá realizar o percurso de 15 km de uma forma mais consciente e terminá-la sem fadiga excessiva e, principalmente, sem lesões.

   Além do treinamento de condicionamento físico, que deve ser a tônica de sua preparação, esse suporte através dos exercícios de Pilates pode trazer maior controle da ansiedade, maior percepção do próprio corpo e de suas condições no momento da prova, inclusive para respeitar o seu limite, caso identifique que ainda não está preparado para completar todo o percurso no ritmo imaginado.

   Finalmente, além do conhecimento do trajeto, que este ano sofreu alterações pela mudança na chegada, o conhecimento de si mesmo é essencial para estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados sem prejuízo da integridade de músculos e sistemas do corpo.

   Boa prova!


*Por Suely Tambalo, educadora física e professora do CGPA Pilates®.

Nenhum comentário:

Postar um comentário