quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pilates de Olho no Futuro






    A prática da atividade física na infância pode ajudar as crianças a desenvolverem melhor concentração e postura, além de combater a obesidade.
    Sedentarismo e obesidade infantil preocupam organizações de saúde e governos de todo o mundo. Nos EUA, o problema é tão grave que já se tornou uma epidemia, e mesmo no Brasil, a quantidade de crianças com essas características vem crescendo ano após ano.
    Crianças com sobrepeso e baixo nível de atividade física se tornarão adultos obesos, sujeitos a todos os problemas relacionados a esse mal. Além do aspecto psicológico, muitas crianças já apresentam colesterol alto, doenças cardíacas e diabetes, daí a importância de sua prevenção o mais precocemente possível.
     O esporte e a atividade física devem ser introduzidos na vida das crianças respeitando as características de cada fase de crescimento, e principalmente, ser prazeroso, não provocar lesões e preparar a criança para uma vida saudável.
    Além do desenvolvimento físico, o esporte ajuda no aprendizado da disciplina, do trabalho em equipe e desenvolve a auto-estima, contribuindo para uma auto-imagem positiva. As atividades para crianças devem ser variadas, contribuindo para o conhecimento do próprio corpo e de seus limites, e não permitir em nenhuma hipótese a especialização e o treinamento precoce.
     Muitos filhos de corredores seguem o exemplo de seus pais (os quais adoram imitar) e são por eles incentivados a participar de provas mirins de corrida que, quando bem conduzidas são uma excelente oportunidade para motivá-los, priorizando sempre a diversão e não o desempenho.
     A corrida é uma atividade natural que as crianças amam fazer e quando aliada a uma dieta adequada com ingestão de cálcio suficiente garante, entre outros benefícios, a construção de ossos fortes por toda a vida. Em contrapartida, os movimentos repetitivos da corrida e o excesso de impacto podem gerar várias lesões e se constituem em um problema a mais para crianças, cujos ossos não estão ainda totalmente desenvolvidos.
     Por isso é importante oferecer às crianças e adolescentes um trabalho bem orientado, com atividades que promovam tanto um desenvolvimento físico equilibrado como o auto-conhecimento. Hábitos posturais adequados na infância garantem uma vida mais plena e produtiva da juventude à maturidade.
    O Método Pilates para crianças tem sido cada vez mais divulgado, tanto nos estúdios de Pilates, como em escolas em todo o Brasil. Particularmente, temos obtido resultados positivos tanto individualmente no estúdio, como em um trabalho pioneiro em uma ONG em São Paulo, com crianças de 6 a 14 anos.
    Entre seus benefícios destaca-se a melhora na concentração, o relaxamento de tensões, a melhora na postura e desenvolvimento de músculos fortes, alongados e equilibrados, principalmente para os adolescentes cujo crescimento rápido acarreta no encurtamento dos músculos e tecido conectivo em relação ao osso, tornando-os rígidos e inflexíveis.
    O grande desejo de Joseph Pilates era difundir seu método para as crianças de modo que elas pudessem se desenvolver de forma equilibrada e consciente, para tornarem-se adultos bem condicionados, ativos e saudáveis até a velhice.
    Uma das melhores heranças que os pais podem deixar para seus filhos é o exemplo de uma vida ativa, motivando-os para a prática de atividades físicas que desenvolvam adequadamente os aspectos físicos, sociais e emocionais.
    O método Pilates pode ser uma dessas ferramentas e quando praticado de maneira lúdica na infância e na adolescência proporciona um bom começo para uma longa vida!

*Por Suely Tambalo - professora do CGPA Pilates e coordenadora do trabalho de Pilates para crianças da ABA - Projeto Vida Nova – http://www.cgpapilates.com.br/noticias.asp?id=5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário