segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates®

Turma B 2010 – Início 25 e 26 de Setembro de 2010

    O CGPA é um centro de formação de profissionais no Método Pilates que segue as diretrizes da PMA Pilates Method Alliance, organização que orienta o controle de qualidade de ensino e aplicação do método.
   Sempre liderando no campo técnico, o CGPA desenvolve importantes pesquisas em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP, com o objetivo de integrar metodologia e conhecimento científico aos meios de preparação física.
   O curso CGPA Pilates de treinamento e formação para profissionais em Pilates está em constante evolução, tendo sido ampliado e adequado às necessidades de treinamento demonstradas ao longo dos últimos anos.

CERTIFICAÇÃO INTEGRAL EM PILATES



   A certificação no curso CGPA é completa, obtida através de um programa integral de estudos práticos e teóricos que compõem um total de 439 horas, distribuídas da seguinte maneira:



• 128 horas-aulas divididas em 08 módulos de 16 horas cada;



• 10 horas de observação de aulas práticas no CGPA;



• *25 horas de aulas individuais com instrutor;



• 176 horas de estudo individual;



• 100 horas de prática individual nos aparelhos.

 

MATERIAL DIDÁTICO



    O CGPA fornece material didático detalhado de todo o método, ilustrado com fotos de todos os exercícios, aulas teóricas e práticas ao longo dos 08 módulos, observação no CGPA e a prática individual nos aparelhos disponibilizados pelo centro.

AULAS INDIVIDUAIS*



   As 25 horas de aulas individuais com instrutor do CGPA devem ser previamente agendadas.

FREQÜÊNCIA



   É obrigatória a freqüência em todo o programa, de modo ininterrupto, seguindo rigorosamente datas e horários previstos.

AULAS DE OBSERVAÇÃO



   O CGPA possibilita ao profissional em formação uma oportunidade única de vivência prática, acompanhando aulas ministradas no CGPA para praticantes de todas as idades e aptidões físicas, em diferentes estágios de experiência com o método Pilates. Deverão ser cumpridas no mínimo 10 horas de observação ao longo dos 08 módulos.

APRENDIZAGEM NOS APARELHOS



    Por se tratar de um Curso especializado na prática e no ensino do Método Pilates orientado para a máxima eficiência do aprendizado, um grande número de equipamentos é disponibilizado para a prática dos alunos de acordo com o módulo correspondente.

    Durante a prática, além de contar com 02 pessoas por equipamento, os alunos são monitorados por professores qualificados e que fazem parte da equipe de profissionais do CGPA.
    Além dessa prática supervisionada durante os 08 módulos, os alunos dispõem dos equipamentos individualmente, mediante agendamento prévio, para o cumprimento das 100 horas de treinamento.

PROGRAMA DE ESTUDOS



    Para a preparação, assimilação teórica e prática do profissional em Pilates são necessárias pelo menos 25 horas de estudo individual por módulo, além do previsto e programado nas instalações do CGPA. Para um programa de estudos em casa adequado deve-se prever uma carga mínima de 176 horas ao longo de 08 meses.

AVALIAÇÕES PARCIAIS



    As avaliações teóricas e práticas para todos os alunos dos cursos CGPA são realizadas para medir o índice de retenção das técnicas ensinadas, possibilitando eventuais correções e programas de ajuste específicos para cada aluno. As avaliações fazem parte do processo de formação e não possuem intuito de reprovar o aluno, mas garantir que a metodologia empregada seja realmente eficaz, de acordo com a expectativa do aluno e do CGPA. Serão realizadas avaliações ao término de cada módulo.

AVALIAÇÃO FINAL



    No término do 8° módulo será realizada uma avaliação teórica final, com duas horas de duração. O aluno deverá efetuar ainda uma avaliação prática final, a ser agendada junto à secretaria do CGPA contando com a orientação de 02 profissionais e duração de 1 hora e 30 minutos.

CERTIFICADOS



    Os certificados de capacitação profissional serão expedidos após o cumprimento de todas as etapas da certificação e mediante aprovação satisfatória em cada uma das fases do programa de ensino.

ESTRUTURA DO CURSO



    O curso de certificação CGPA PILATES inicia com o trabalho de solo ou colchonete (Mat), onde grande parte da técnica Pilates é absorvida e utilizada. De modo amplo, são lançadas as bases para o aprendizado das etapas seguintes nos equipamentos.

    A importante combinação entre a técnica inicial consolidada no "Mat", e a utilização dos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, como "Reformer", "Cadillac", "Chair", entre outros, completa os estágios básicos.
    Os módulos "Anamnese e Avaliação Postural" e "Biomecânica aplicada ao Pilates" proporcionam a adequada compreensão e análise da postura e do trabalho realizado pelo corpo humano.

 
Módulo I – 25 e 26 de Setembro de 2010
Iniciação Teórica do Método Pilates
Pré Pilates e Mat Nível Básico
Aula Individual

Módulo II – 23 e 24 de Outubro de 2010
Teoria de Anatomia aplicada ao Método Pilates
Reformer Nível Básico, Equipamentos Auxiliares e Cadillac Nível Básico.
Aula Individual
Avaliação (referente ao módulo I)

Módulo III – 27 e 28 de Novembro de 2010
Teoria de Anatomia aplicada ao Método Pilates
Mat Nível Intermediário, Chair Nível Básico e Equipamentos Auxiliares.
Anamnese e Avaliação Postural
Aula Individual
Avaliação (referente ao módulo II)


Módulo IV – 11 e 12 de Dezembro de 2010
Teoria de Anatomia aplicada ao método Pilates
Equipamentos Auxiliares
Reformer – Nível Intermediário
Hérnia de Disco
Aula Individual
Avaliação (referente ao módulo III)

Módulo V – 29 e 30 de Janeiro de 2011
Biomecânica aplicada ao método Pilates - I
Cadillac – Nível Intermediário
Dinâmica de grupo
Aula Individual
Avaliação (referente ao módulo IV)

Módulo VI – 26 e 27 de Fevereiro de 2011
Biomecânica aplicada ao método Pilates – II
Chair – Nível Intermediário
Escoliose
Aula Individual


Módulo VII – 26 e 27 de Março de 2011
Mat – Nível Avançado
Reformer – Nível Avançado
Cintura Escapular
Equipamentos Auxiliares
Avaliação (Biomecânica)
Aula Individual

Módulo VIII – 16 e 17 de Abril de 2011
Cadillac – Nível Avançado
Chair – Nível Avançado
Cadeia Cinética de MMII
Dinâmica de grupo
Avaliação (Escoliose)

AVALIAÇÃO FINAL
Prova Teórica - duração de 2 horas
Prova Prática - duração de 1h 30 min

Nota: O conteúdo do curso, bem como o foco de cada módulo, poderá ser alterado de acordo com as necessidades em cada turma.
        Os cursos do CGPA passam por constante avaliação e atualização dado a grande dinâmica de evolução dos estudos na área da saúde.


Data limite para inscrição 22/09/2010


CONTATO
cgpa@cgpapilates.com.br
Telefone: 11 3159-1937

Nenhum comentário:

Postar um comentário