quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pilates para os corredores iniciantes

A prática desta atividade ajuda o atleta a obter autocontrole e autoconhecimento durante a prática do esporte, além de fortalecer a musculatura e prevenir lesões.

Ainda que a caminhada e a corrida sejam habilidades naturais do ser humano, isso não significa que não seja necessário um planejamento adequado para gradualmente adquirir força e resistência necessárias para evoluir com prazer, sem sacrifícios ou lesões.

Se você pretende iniciar um programa de corrida ou retomar seus treinos após um período de inatividade prolongada, lembre-se que além de iniciar de forma gradual, você deve também preparar seus músculos e articulações devido à sobrecarga que a corrida vai exercer sobre seu sistema musculoesquelético.

Muitos iniciam a prática correndo num ritmo acelerado, muitas vezes percorrendo distâncias longas demais, o que invariavelmente causa dor e acaba por desestimular a prática antes que o corpo atinja a uma adaptação ao esforço.

Embora haja um desconforto inicial enquanto o corpo se adapta e os músculos se fortalecem, a dor não pode ser considerada como uma ocorrência normal durante a prática da corrida.

O primeiro passo, portanto, deve ser a busca por orientação especializada quer seu objetivo seja melhorar a saúde, quer seja participar de competições. Um exame médico detalhado, o uso de tênis adequado ao seu biótipo e principalmente a orientação de um profissional que irá planejar o treino adequado para cada indivíduo, são providências básicas que tornarão sua prática mais segura e livre de riscos desnecessários.

Atividades complementares como Pilates, realizadas paralelamente, ou até mesmo antes do início dos treinamentos de corrida, não só preparam a musculatura como desenvolvem a consciência do movimento e do próprio corpo, proporcionando maior controle e consequentemente menor risco de lesão.

No Pilates nunca se chega a exaustão, os exercícios têm no máximo 10 repetições para que sejam realizadas com o máximo de qualidade e nunca, jamais, se realiza um movimento na presença de dor.

A prática de Pilates solicita a completa integração do corpo e da mente em todos os movimentos, desenvolvendo a atenção e a autopercepção. É um exercício intenso que envolve força, flexibilidade e controle, despertando o praticante para o posicionamento correto das suas articulações durante os exercícios, fortalecendo os músculos menores e mais profundos de todo o corpo.

Com isso equilibra-se a musculatura, além de deixar os movimentos mais fluidos, pois cada grupo muscular usa somente a força exata necessária para realização de cada movimento com o máximo de precisão e sem desperdício de energia.

A sinergia que deve haver entre a contração muscular e a respiração completa, ativa a circulação além de fortalecer os músculos do tronco responsáveis pela manutenção da boa postura.

O aprendizado do relaxamento consciente de partes do corpo que não estão sendo ativamente solicitadas é de extrema importância na prática da corrida, pois os movimentos repetitivos podem tornar-se automáticos, reforçando um padrão de movimento inadequado.

Portanto, além de preparar o corpo para a prática da corrida condicionando-o gradualmente, os exercícios de pilates executados corretamente melhoram a postura e a pisada do corredor, fortalecem a musculatura de todo o corpo, estabilizam as articulações afastando-o das lesões.

O controle da respiração, além dos benefícios já citados, acalma e possibilita que estejamos em sintonia, mais centrados e aptos a observar as reações de nosso corpo mais rapidamente.

Para ampliar nossos limites é preciso conhecê-los e respeitá-los. O método Pilates aliado ao seu treinamento, proporcionar uma prática mais segura, trazendo mais saúde e permitindo que você desfrute de sua atividade preferida com muito mais prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário