quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dúvidas Frequentes dos Homens sobre Pilates


    
      Os profissionais do CGPA Pilates® têm percebido que os homens possuem muitas dúvidas relacionadas à prática do método Pilates. Algumas dessas dúvidas são bem frequentes, o que nos deu a idéia de postar alguma coisa no blog baseada neste assunto.

       Portanto, selecionamos as dúvidas mais frequentes e colocamos abaixo.

       Esperamos que te ajude.






1.Por que os homens procuram Pilates?



Por vários motivos, desde a busca por uma melhor qualidade de vida através de um trabalho corporal equilibrado até uma complementação do treinamento esportivo em diversas modalidade como por exemplo: corrida, esportes de quadra, natação, golf, sky, surf, tênis.



2.Quais os principais resultados/objetivos que os homens têm ao aderir a essa técnica? São fáceis de alcançar ou levam algum tempo?



Uma melhora da consciência corporal, alívio de dores, organização corporal e melhora da postura, aumento da capacidade respiratória e circulação sanguínea, aumento da força e flexibilidade.



Os homens geralmente alcançam os resultados muito rápido, pois normalmente tem uma objetividade e assiduidade no trabalho, empenhando-se com muita determinação, mas isso varia de pessoa para pessoa.




3.Porque os homens devem fazer Pilates?



Geralmente os homens tem a tendência de exercitar determinados grupos musculares em detrimento de outros. Com isso, desequilibram o corpo e podem ao longo do tempo provocar dores e lesões.



Além dos benefícios citados acima, o Pilates proporciona uma variedade de estímulos que desafiam a musculatura não apenas desenvolvendo a força, mas também o controle e a precisão dos movimentos.

 

4.Qual a principal diferença da técnica para eles e as mulheres?



Não existe diferença significativa nos resultados e benefícios para homens e mulheres, o que acontece é que o método Pilates é capaz de atender as necessidades de adaptação do treinamento para os mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade, ou nível de condicionamento físico, existe sempre uma variedade de exercícios e possibilidade de prática, perfeitamente adequada a cada indivíduo.

 

5.Sabemos que o Pilates não substitui a musculação já que realiza um trabalho muscular diferente. O que exatamente o Pilates faz que a musculação não faz?



O objetivo do método pilates é a obtenção da saúde, trabalhando o fortalecimento de toda a musculatura do corpo, desde os músculos mais profundos aos mais superficiais, de forma equilibrada melhorando a postura, definindo músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular.



No Pilates os exercícios são executados com no máximo 10 repetições, com pesos de no máximo dois quilos e com molas de tensões variáveis ou com o peso do próprio corpo.



A evolução do treinamento se dá não pelo aumento do número de repetições mais sim pelo aumento do número de exercícios para um mesmo grupo muscular, que será solicitado intensamente de formas deferentes, já que o objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos.



O grande diferencial do método Pilates é o correto acionamento da musculatura abdominal profunda (centro de força) a cada respiração, durante a execução dos exercícios, observando rigorosamente a postura durante toda a prática.

 

6.Como os homens devem preparar o corpo para a prática do Pilates?



Não há nenhuma preparação especial, só é necessário e recomendável realizar uma avaliação postural e uma anamnese antes do início do trabalho para identificar eventuais desvios e desenvolver um plano de trabalho específico para cada praticante.

 

7. Existe alguma roupa considerada ideal para o Pilates?



Deve ser confortável e permitir liberdade de movimentos.

 

8. O uso de meias é essencial ou pode atrapalhar?



Dependendo do exercício e do equipamento onde ele será realizado é recomendável sua execução sem meia ou usando um antiderrapante para garantir a segurança.

 

9. Quais são os erros mais freqüentes que os praticantes cometem e que devem ser alvo de atenção para os iniciantes?



- Respeitar a progressão dos exercícios evoluindo de acordo com o aumento da força, alongamento e controle,



- Respeitar a carga recomendada para cada exercício e o numero adequado de repetições,



- Buscar aulas individuais ou grupos reduzidos para ter uma atenção individualizada,



- Informar-se sobre a formação do profissional que ministrará as aulas,



- Concentrar-se em cada movimento, executando-o com a respiração e a contração correta dos músculos abdominais

 

10. Qual a principal diferença entre uma aula de pilates com e sem aparelhos? Existem pessoas que só fazem as aulas do chamado pilates de solo, para os homens um dos dois é mais recomendado? Por quê?



A aula de Pilates com aparelhos é muito dinâmica e diversificada, possui desafios intensos proporcionados pelos diversos equipamentos que facilitam a percepação do próprio corpo e a correção de desequilíbrios mais rapidamente do que a aula de solo.



Ambos os trabalhos são importantes e se complementam, o ideal é praticar a aula de solo e de equipamentos simultaneamente, pois os exercícios podem ser tanto facilitados pelos equipamentos, auxiliando a execução dos exercícios nos solo, como também intensificados nos aparelhos, aumentando o desafio e o controle.



A prática de pilates solo é também um exercício intenso, deve ser praticado preferencialmente de forma individual para que sejam realidadas as correções necessárias. No caso da prática em grupo este deve ser reduzido ( de 3 a 5 alunos) e contar com um instrutor capacitado para que todos os benefícios da prática sejam alcançados de forma segura e eficaz.



Os dois trabalhos são importantes. No início da aprendizagem os aparelhos dão assistencia ao aluno, ajudam a executar o movimento de forma correta e proporcionam ganho de força , flexibilidade e equilíbrio de maneira mais rápida e segura.



Com a evolução da prática, o trabalho nos equipamentos passa a exigir cada vez mais controle, força, equilíbrio e alongamento com a diminuição das bases de apoio e o aumento da instabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário