quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto “Pilates para Crianças – Comunidade de Santa Rita”

O CGPA Pilates® em parceria com a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Alliaz Seguro, implantou em 2009 o projeto “Pilates para Crianças” com crianças e adolescentes moradores da Comunidade de Santa Rita, também conhecida como Favela da Caixa d’Água, zona leste de São Paulo.
 
A ABA tem como objetivo contribuir para que crianças e adolescentes em condição de baixa renda tenham oportunidades de crescimento pessoal e social e construam seus projetos de vida.

O CGPA Pilates® através da capacitação de profissionais do projeto Vida Nova em seu Curso de Certificação de Instrutores, implantou o trabalho pioneiro de Pilates nas escolas oferecendo orientação tanto na aprendizagem do método quanto na adequação do mesmo ao universo infantil e adolescente.

O objetivo é oferecer a mais de 200 crianças e adolescentes do Projeto Vida Nova a oportunidade de praticar Pilates gratuitamente, despertando neles a percepção do próprio corpo, o controle e a ampliação da capacidade respiratória, o desenvolvimento consciente e equilibrado de todo o corpo e a aquisição de uma boa postura durante o processo de crescimento, elementos fundamentais para a obtenção de saúde e bem-estar.

Devido ao sucesso do projeto piloto que inciou-se em 2009 com a introdução da prática de Pilates para duas turmas de crianças de 10 a 12, tivemos em 2010 a ampliação de sua aplicação para todas as turmas, abrangendo a faixa etária dos 8 aos 16 anos.

No início do ano de 2010 foram realizadas avaliações posturais em todas as crianças e esses dados serviram de base para o planejamento das aulas. Ao final do ano as crianças foram reavaliadas para a verificação dos resultados.


Resultados

Depois da reavaliação postural de cada criança, foi possível observar o progresso de cada uma e da turma como um todo.

Num conjunto pôde-se observar em destaque a melhora da postura no plano sagital, uma melhora da organização escapular, do alinhamento da pelve e membros inferiores e do alongamento da cadeia posterior, além da melhora da força abdominal.

Em 2011 o projeto continua com a certeza que os resultados positivos alcançados em tão pouco tempo serão ainda mais efetivos no decorrer do processo de formação destas crianças.

Além dos resultados corporais pudemos observar com satisfação a mudança de atitude em relação a auto-estima e auto imagem dessas crianças e adolescentes que valorizam a oportunidade da pratica de Pilates e sentem-se muito especiais com isso. Veja abaixo, alguns exemplos desses resultados, expostos pelas próprias crianças.


















Um comentário:

  1. Parabéns à Comunidade de Santa Rita que proporcionou o Pilates para essas crianças e que as mesmas através de seus relatos conseguiram absorver o método.

    ResponderExcluir