segunda-feira, 11 de julho de 2011

LORDOSE E HIPERLORDOSE


A coluna vertebral é a base do esqueleto humano que sustenta o peso da cabeça e das estruturas do tronco, sofrendo o impacto constante da força da gravidade e de outras sobrecargas que estamos expostos durante toda a vida.

É dotada de mobilidade e elasticidade pela presença de vértebras unidas por discos intervertebrais, estruturas ósseas e ligamentares que permitem movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação axial.

Ao observar a coluna vertebral no plano sagital vemos 3 curvaturas fisiológicas. Nas regiões cervical e lombar, essas curvaturas normais são chamadas de lordose e na região torácica de cifose.




Essas curvaturas permitem que a coluna absorva mais os impactos do dia-a-dia, sem sofrer lesões, do que comparado com uma coluna retificada ou com uma coluna com curvatura muito acentuada.

A curvatura da lordose lombar é considerada normal quando está entre 40º e 60º. Uma alteração freqüente nesta parte da coluna é a acentuação da curvatura, passando de 60º, chamada de hiperlordose. Não é raro a pessoa com hiperlordose queixar-se de dor nesta região.





A hiperlordose lombar pode acompanhar algumas alterações posturais como:

- Anteversão pélvica;
- Hipercifose torácica;
- Desequilíbrio de força muscular entre os músculos anteriores e posteriores do tronco;
- Fraqueza da musculatura abdominal/abdome protruso
- Musculatura paravertebral lombar encurtada;
- Músculos iliopsoas encurtados;

 
O método Pilates é uma excelente ferramenta para o alinhamento corporal e através de exercícios cuidadosamente orientados pelo instrutor, é possível trabalhar todas as alterações posturais relacionadas à hiperlordose.

Por sua característica de trabalhar o corpo de forma integrada e não apenas grupos musculares de forma isolada, o método Pilates torna possível, através da prática contínua, levar a coluna vertebral ao seu eixo correto, melhorar o alongamento de todo o corpo e ao mesmo tempo fortalecer a musculatura de forma equilibrada.

O restabelecimento das três curvaturas fisiológicas da coluna e o reposicionamento da pelve na posição neutra garante além de uma melhor postura, o equilíbrio necessário para movimentar-se com maior economia de movimentos, menos sobrecargas e mais eficiência.

Os exercícios selecionados numa rotina de trabalho voltada para a organização corporal de quem apresenta hiperlordose devem preconizar o fortalecimento abdominal, o fortalecimento e alongamento da musculatura paravertebral, e o alongamento e fortalecimento da região lombar.

Esse procedimento na maioria das vezes já é suficiente para aliviar dores e prevenir o aparecimento de patologias indesejáveis como protrusões discais e até hérnias de disco. Deve-se também estimular a consciência corporal trabalhando a propriocepção do corpo como também ajudar o praticante a reconhecer e evitar maus hábitos posturais que reforçam padrões indesejáveis e substituí-los por outros mais adequados e preventivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário