segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Exercícios básicos de Pilates no solo





Confira uma série completa do exercício que pode servir de complemento para a corrida.







     Através do estudo da fisiologia, anatomia e medicina tradicional chinesa, Joseph Pilates desenvolveu um método de condicionamento físico e mental, que recebeu também influência direta de uma variedade de atividades, desde a observação e estudo do movimento dos animais até os princípios do yoga e das artes marciais.

     Com todo esse conhecimento, Joseph Pilates entendeu que toda série de exercícios deveria se basear em seis princípios: respiração, concentração, centralização, fluidez, precisão e controle e foi desenvolvida para que os exercícios sejam aprendidos e completamente dominados numa determinada sequência específica que garante que todos os músculos do corpo sejam trabalhados e desenvolvidos de maneira equilibrada.

   Assim que os exercícios básicos são assimilados e executados perfeitamente, acrescenta-se a essa série novos exercícios (intermediários e avançados) que vão trabalhar de forma mais intensa e desafiadora o corpo. Os exercícios básicos, apesar do nome, quanto executados perfeitamente dentro dos seis princípios são, por si só, um desafio completo. Esses exercícios são, com certeza, pré requisito indispensável para todo o trabalho de Pilates, tanto no solo quanto nos equipamentos.

     Os exercícios da série básica, executados na sequência, de forma fluida, podem ser excelente complemento para a corrida. São fáceis de memorizar, trabalham o corpo de forma completa, podem ser executados em qualquer lugar necessitando apenas de um colchonete.

     Promovem um aumento da energia, recuperam e regeneram o corpo depois de esforço intenso, aumentam a energia além de alongar músculos e aliviar tensões.


     Foram mantidos os nomes originais, que são utilizados pelos instrutores de todo mundo até hoje, já que descrevem exatamente o que cada movimento propõe. Eis uma pequena amostra do que os exercícios de solo podem proporcionar:


1. Hundred (Cem)
Estimula o coração e os pulmões, aumentando a circulação sanguínea, alem de fortalecer o abdome.
2. Roll up (Rolar para cima)
Alongar a musculatura da coluna pela ação do Centro de Força.
3. Single Leg Circles (Círculos com uma das pernas) realizar círculos com uma perna de cada vez, mantendo a estabilidade da cintura pélvica através do acionamento e do controle do centro de força.
4. Rolling like a Ball ou Rolling back (Rolando como uma bola ou rolando para trás)
Fortalece o centro de força.
5. Single Leg Stretch (Alongamento de uma perna)
Estender e alongar uma perna de cada vez, estabilizando as cinturas escapular e pélvica através do acionamento do centro de força.
6. Double Leg Stretch (Alongamento com as duas pernas)
Alongar e fortalecer os músculos das pernas além do fortalecimento do abdome, através do controle do centro de força.
7. Spine Stretch (alongamento da coluna)
Alongar os músculos paravertebrais e os músculos posteriores das pernas através do acionamento do centro de força.
8. Saw (serrote)
Atua na capacidade respiratória com alongamento da musculatura posterior e lateral do tronco. Mobiliza a coluna, mantendo acionado o centro de força.
9. Swan (cisne)
Estende e fortalece a musculatura extensora do tronco com o acionamento do centro de força.
10. Rest (Posição de descanso)
Apesar de evocar o descanso, podemos dizer que essa é uma pausa ativa, promovendo o alongamento e o relaxamento da musculatura lombar e posterior do tronco através da respiração profunda e do acionamento do centro de força.

Side Kicks (Chutes laterais)
11. Front and back(frente e trás)
12. Up and down (cima e baixo)
13. Small circles (pequenos círculos)
Os chutes laterais executados em decúbito lateral, além de fortalecer e alongar aos músculos das pernas e dos quadris, ainda exigem muita força e controle da musculatura abdominal, estabilização da cintura pélvica e escapular, controle da respiração e perfeito alinhamento da coluna.
14. Seal (Foca)
Rolamento para frente e para trás. Além de lúdico, massageia e relaxa a musculatura da parte posterior do tronco e encerra a série de exercícios de uma forma divertida e energética!

     Apesar do nome básico, só pela descrição já é possível imaginar que realizar os exercícios mantendo-se fiel aos 6 princípios não é tarefa simples. É indispensável uma instrução precisa e um número ideal de repetições para se alcançar os resultados desejados.

      Então, animou-se em aprender e praticar? Procure um professor certificado em Pilates e leve com você onde estiver essa possibilidade de renovar o corpo e a mente!


Bons treinos!



* Por Suely Tambalo, educadora física e professora do CGPA Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário